terça-feira, 27 de maio de 2008

A Fisga

Neste espaço tenho tentado partilhar, com quem tem tido a paciência de me ler, a minha intuição de que muitos dos ciclos viciosos que afectam os nossos quotidianos, têm mais a ver com as limitações que são inerentes à nossa percepção do que nos rodeia e às respostas ideológicas com que o explicamos, que com outra questão qualquer. Mas há inequivocamente quem o consiga muito melhor do que eu, pelo que só posso recomendar muito vivamente a sua leitura atenta.

3 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

O nosso amigo Fernando Dias merece esse destaque, porque está a produzir bons ensaios. A mudança de percepção é fundamental, mas é uma tarefa espinhosa, talvez condenada ao fracasso. Espinosa sabia-o. A liberdade goza de pouco significado entre os escravos metabolicamente reduzidos. Entre a escravatura e a liberdade escolhem a escravatura e a anarquia... :(

Manuel Rocha disse...

Muito verdade, Francisco!
Mas concordamos que passa por aí a solução de muitos dos males de que nos queixamos, certo ?

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Desistir da crítica e da procura de soluções não faz parte do meu vocabulário. :)))