quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Papillon



O Senhor do laço era Juiz. E estava visivelmente agastado. Em directo para o telejornal responsabilizava um Director Geral pela falência do equipamento de som do seu Tribunal. Consequência deste inaceitável acidente: supostas gravações de depoimentos de arguidos, testemunhas e outros intervenientes em acções em curso no Tribunal da Boa Hora, afinal…não tinham ficado registadas !!! Logo de seguida, um distinto Causídico não se inibiu de exigir a “cabeça” do próprio Ministro da Justiça como única forma de dirimir esta inaceitável ocorrência. A peça terminava com o Ministro, him-self, a dar conta das diligências para substituir equipamentos eventualmente obsoletos em uso nos tribunais.

Pasmei ! Mas como estou muito habituado a pasmar sozinho, ocorre com frequência duvidar do meu entendimento das coisas. Por isso peço a colaboração dos leitores para ver se conclui bem.

Então vamos lá a ver se será assim: os funcionários dos tribunais responsáveis pelo registo das sessões, não testam nem têm que testar os equipamentos antes de os iniciar; esses testes de gravação, também não são feitos no fim dos depoimentos, como não são feitos no fim do dia, ou sequer da semana; os superiores hierárquicos desses funcionários, entre os quais os Senhores Doutores Juiz, não têm nada que se preocupar com essas ninharias; e efectivamente os únicos responsáveis por verificar o normal funcionamento dos equipamentos e eventualmente também a existência de corrente eléctrica nas tomadas, são, nada menos, que um Director Geral e o Ministro da Justiça..

Agora, sim, entendo porque funcionam mal os tribunais: é o Sr Ministro da Justiça que se dispensa indevidamente de comparecer pessoalmente à abertura e fecho das sessões para testar in loco se a merda dos gravadores gravam ou não !

È isto, não é ?
Não ?!
Desculpem lá …Quem o disse era um Sr Doutror Juiz!Falava na televisão, falava bem e até usava papillon e tudo !!

6 comentários:

antonio ganhão disse...

Bem, aí nesse ministério não se faz népia!

Na realidade existem coisas que compete ao ministro tratar, que os senhores doutores têm mais que fazer... a começar pelos jornalistas a quem deveria ser fornecido um cérebro, com indicações para ser usado.

Fátima Lopes disse...

Ó Manuel, não seria para os apanhados? ;)

Tiago R Cardoso disse...

Então acha que o Sr. Juiz ia-se incomodar com questões de técnicas de gravação ?

Já não bastava a seca que ele apanhou a ouvir dezenas de secções de dois anos de julgamento, para depois ainda ter de ouvir tudo outra vez ?

Alem disso, depois quem é que iria ter tempo para andar a discutir o acesso, por parte dos juízes, à Internet de graça ?

Rita disse...

Caro Manuel,
Informo-o que tomei a liberdade de divulgar o seu manifesto neo-verde pela minha extensa lista de contactos, bem como de o pôr na entrada mais recente do meu blog, com as devidas referências. Quem escreve bem arrisca-se a ser citado. Um abraço***

alf disse...

Meu caro manuel, eu sou um bocado mais desconfiado do que o meu amigo; cá para mim, alguém recebeu umas massas para que nada ficasse registado.

E mais: não se atrevem a por processos disciplinares em cima porque se o fazem vêm todos berrar para a comunicação social que o ministério se quer descartar das suas responsabilidades culpando os pobres funcionários.

Não sabe que há mais corrupção na Justiça do que no futebol? Veio nos jornais.

E não lhe digo mais coisas porque posso ser acusado de bloguista difamador por essa instituição que dá pelo nome de Justiça e que está à frente do futebol em corrupção...

Manuel Rocha disse...

A Alf sabe que há pertinência no que insinua.

Mas neste caso fico-me pelo seu potencial heuristico noutras matérias, a saber, da boa ou má fé de quem as promove e da ausencia absoluta de espirito critico de quem as absorve!

Não são só os jornalistas que têm falta de um cérebro com instruções de utilização.


"Apanhados" destes há todos os dias, Pink !