sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Descubra a Vaca Genuína

Descubra a vaca genuína”.

Era este o desafio do ficheiro anexo ao e.mail que me entrou pelo pc.
Duplo click sobre a coisa e o ecrã encheu-se com uma montagem de vários slides com os magníficos motivos pictóricos das réplicas dos exemplares bovinos que andaram “pastando” Lisboa no ano passado. E, entre eles, no canto superior direito, em destaque, a fotografia da Sra Ministra da Educação.

O ficheiro não terminava aqui, mas fiquemos pelo essencial. Como remetente, um professor conhecido.

Ocorreram-me logo na altura duas dúvidas. Tentei esclarece-las com o autor ou difusor da iniciativa, enviando-lhe duas perguntas.

A primeira questão pretendia saber como é que ele reagiria se a iniciativa tivesse sido empreendida por alunos seus, na sua escola, e homenageasse, naqueles exactos termos, a excelentíssima senhora sua mãe, a virtuosa namorada, a digníssima esposa, ou a angelical irmã .
A segunda indagava, na eventualidade de se identificarem os autores da “gracinha”, em que termos e com que consequências é que este professor iria exigir que decorresse o respectivo processo disciplinar .

Passados quinze dias e na sólida ausência de qualquer esclarecimento, vejo-me perante uma de duas ilações: ou estamos numa encruzilhada civilizacional em que o aquecimento global plastificou de tal modo a coluna dorsal dos homens e mulheres do nosso tempo que já nada os ofende e portanto nada é passível de ser considerado ofensivo, ou então prevalece a convicção de que a ética é uma couve.


Em qualquer dos casos fica-me a dúvida suprema de tentar perceber como é que ilustres professores que concebem, promovem e divulgam pública e orgulhosamente esta e outras iniciativas semelhantes, ou aqueles que pacificamente convivem com elas, se dão ao respeito e disciplinam as turmas com que trabalham. Será à chapada ?! E depois admiram-se se um aluno mais encorpadote devolve na mesma moeda ?!E nesse caso culpam quem ? A Ministra da Educação ?!

Estou esclarecido !!

2 comentários:

antonio ganhão disse...

Ora aqui temos um defensor da ministra! Sinto-me vingado.

A partir de agora pode postar à vontade que já não me afecta! Senhor defensor da ministra.

Ora atacar e ridicularizar a ministra não é ofensa, é como fazer o mesmo a Bush, não conta.

Manuel Rocha disse...

Lol, António...

Não é por aí que vou!

Como já reparou "atacar" não me dá quaisquer problemas. Já o ridicularizar não me motiva. Desde logo porque é demasiado fácil. Depois, porque ao ridicularizarmos as instituições que nos governam, estamos a dar-nos ao ridiculo a nós próprios. Por mim prefiro distinguir as coisas. Queremos discutir ideias ou politicas ? Vamos a isso! Mas com modos e sem telhados de vidro, porque os fins não justificam todos os meios.
Eu não votei neste governo. Mas é o governo do meu país.