quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Verduras Famosas



Há algum tempo uma professora das minhas relações lamentava-se da grande dificuldade que sentia em conseguir obter resultados palpáveis das suas actividades escolares de Educação Ambiental.

Fui logo de opinião de que se tratava de um problema de estratégia. E expliquei: se em lugar de investir em educação se investisse em publicidade e marketing, seguramente que os resultados ambientais pretendidos seriam alcançados muito mais rapidamente. Dei exemplo: o Cristiano Ronaldo em horário nobre a recomendar para fechar a torneira quando se lava os dentes, produziria muito maior poupança num só dia que dois anos lectivos de esforços educativos a alertar para a necessidade de contenção no uso da água.

Muito depois desta ocorrência, eis que surge o Senhor Al Gore a demonstrar a pertinência das minhas observações. Bastou que o homem dissesse que havia produção excessiva de CO2 para que a rapaziada tresloucasse à procura de árvores para agarrar o carbono que anda à solta por aí .

Como lhes compete, os jornais agarraram logo na deixa e, nesta incursão pelo verde em que têm andado, ei-los que se atiram à pesca de famosos que dêem a cara pela causa. E eles aparecem, desde o Redford ao Sting, que dão a cara não se sabe bem pelo quê, à Gisele B, que dá cara e corpinho pela água. O Leonardo de Caprio vai mais longe e informa-nos duas coisas igualmente relevantes: a primeira é que instalou painéis solares nas suas casas (percebe-se que deve ter pelo menos duas…) e a segunda, que deixou de viajar em jacto privativo e passou a frequentar os voos das companhias aéreas normais.

Portanto, como se vê, a coisa até está a pegar. Importa que a rapaziada faça qualquer coisa, mesmo que seja apenas por imitação e não saiba exactamente porquê – publicidade afinal é isso mesmo! O problema é que ainda assim, para que isto funcione, convém que os magos do marketing usem os famosos para nos sugerir coisas realizáveis, senão ficamos na mesma. Explico-me. Que sequência prática posso eu dar à informação de que o Leonardo deixou de dar uso ao jacto privativo e começou a frequentar as hospedeiras (uupps..corrijo: as cadeiras…) dos voos comerciais?! E quanto aos painéis solares nas “suas casas”: se já os tenho na minha devo comprar outra casa para que os passe a ter nas minhas?

É que se a ideia é promover comportamentos pró-ambientais concretos, por favor, venham com propostas acessíveis ao comum dos mortais. Volto aos exemplos. Se o Leonardo tivesse dito que tinha deixado de andar de carro e começara a andar só de combóio, teríamos um comportamento cuja imitação estaria ao acesso de muita gente. O mesmo sucederia se a Gisele declarasse que deve a sua impressionante silhueta ao uso inegociável de água da torneira! Mas se em vez disso tivermos o Al a declarar que só usa o Lexus-Hibrido, de que é que isso nos serve ?

Eu até era capaz de sugerir aos senhores que gizam esta publicidade que se assessorassem melhor, para que as suas campanhas tivessem resultados ambientais efectivos. Mas o caso é que tenho uma enorme desconfiança de que esta questão da efectividade é completamente irrelevante para a dinâmica neo-verde em que andamos enrolados! E pior: desconfio que ninguém dá por isso !!

5 comentários:

Anónimo disse...

Os meus cumprimentos pela acutilância e humor dos seus escritos, Manuel Rocha. Vim ter por mero acaso ao seu espaço, fiquei mais do que esperava e saio com a sensação de um tempo bem passado.
É bom saber que ainda há peixes vivos !!!

Fernando Dias disse...

Venho aqui retribuir a sua simpatia, Manuel Rocha. Apesar de o ter lido ainda pouco, posso dizer-lhe no entanto que me deixa boa impressão com o que escreve. Parece-me muito lúcido e não lhe falta uma ponta de ironia, que é um bom sal e pimenta para estas coisas.

Um Abraço

Anónimo disse...

Vim também quase por acaso, por curiosidade, por ter concordado com o seu comentário no caso do jovem futebolista/trabalho infantil. Comecei a ler os seus posts e gostei. Contudo, o tipo de letra que usa acrescido a quase ausência de "entrelinhamento"dificulta sobremaneira a tarefa. Não quer pensar em melhorar o design do seu blog e assim poupar e mesmo cativar uns pobres olhos cansados?
Cumprimentos,
Teresa Palma

Manuel Rocha disse...

Obrigado a todos pelos comentários.
Prometo à Teresa que vou procurar assessoria informática para ir de encontro ao que muito bem sugere.É que,apesar da minha luta para sair do fundo da tabela dos info-excluidos, continuo sem paciência para os acessos de "personalidade" destas máquinas infernais...

Anónimo disse...

necessario verificar:)