sexta-feira, 11 de abril de 2008

Questões de Semântica

É frequente que as noticias nos apareçam sob um fraseado que altera completamente o seu conteúdo. É novamente o caso desta que parte duma suposta declaração do PM mas considerou desnecessário ler o Plano a que reporta.

Se o tivesse feito talvez tivesse constatado que há uma diferença entre "poupar" e não consumir tanto como se espera. No caso, se consumíssemos agora 100 e em 2015 estivéssemos a consumir 90, teria havido uma poupança de 10 %, sem dúvida. Mas não é isso que o Plano prevê. O que diz é que “as medidas permitem alcançar 10% eficiência energética até 2015”. Porque em relação ao consumo bruto de energia propriamente dito, o cenário ( projecção ) é um crescimento de 18,6 % de 2007 para 2015, crescimento que o Plano pretende limitar a 8,6 % com as medidas que agora preconiza. Ou seja, os 10 % de que se fala são ganhos previstos de eficiência e não uma redução bruta de volume de consumo como se pode ser levado a pensar.

De resto fica bem claro que o objectivo central do Plano é a convergência com a intensidade energética média da EU, o que no limite também poderia decorrer simplesmente de um crescimento do PIB superior ao crescimento do consumo de energia.

18 comentários:

Blondewithaphd disse...

Adoro este jargão técnico: Plano para aqui, Plano para acoli!!!!

Quanto ao anunciozito: tenho de ir somar o que está lá para as cadernetas a ver da área. Blonde incluída? Ó homem, para isso não há preço;)

Manuel Rocha disse...

Julgo que o objectivo é impressionar o público blonde sem PhD ! Convenhamos que o "rissol" fica muito melhor apresentado...;)

Deve haver mestrados para estas coisas, não ? Tipo "Estratégias de Comunicação", não ?

Quanto ao "comercial", nessa condição o eventual negócio fica mais pacifico, uma vez que basta somar a caderneta e determinar a localização. Na outra hipótese faria ainda falta um exemplar do Cv detalhado ( cadastro criminal incluido...:)))

Anónimo disse...

Tem razão !

Isto só revela que nos dias que correm não se pode ler ou ouvir literalmente uma noticia sem "descodificador de bolso".

Parabéns pelo espaço.

Carlos

Anónimo disse...

Nunca gostei muito de Economia, mas apontando o Plano para subsidios diversos, mais renováveis, renovações em casa, gastos com publicidade, esperança de convencer os portugueses a mudar de carro..., tal não deveria aumentar o PIB? E se calhar até se acaba mesmo por poupar um pouco de energia...
Mas o dinheiro terá de ser retirado de algum lado, tanto dos impostos como do bolso dos contribuintes...

Blondewithaphd disse...

Manel,
Cadastro limpinho! CV uma quantas páginas (encadernação incluída) de jargão muuuuuuuito académico!!! Há para a troca, no worries;)

Bem, ele não só há mestrados como PhDs em semióticas, semiologias, e por aí fora (devem ser uma seca astronómica, mas há gostos para tudo!)

Mariano Feio disse...

Pois é amigo Manuel, e como são poucos os que reparam nestas coisas lá fica a maioria a discutir um assunto lateral qualquer. Afinal não há redução de coisa nenhuma ! Acho que mereciamos uma classe politica e jornalistica mais transparentes e competentes. Mas se calhar temos o que merecemos, porque não somos melhores que eles.

Anónimo disse...

Eu lá do Plano quero que se ... ai que aqui não se pode dizer palavrões, mas agora reparo que anda aqui uma negociata ... ó amigo Manel, eu desde já aviso que se a propriedade é cá uma que eu ando a pensar, aquilo já tem dono ... que é aqui o "je". Mais a mais, e não sendo outra, aquilo vai necessitar de uns jeitos por causa da RAN e isso também é cá com uns contactos do ... "outro"!
Por isso, não me inflacione o preço ...

Fernando Dias disse...

Excelente.
Muito bem observado! Estes detalhes fazem toda a diferença, para o esclarecimento dos menos atentos nestas matérias como eu.

Anónimo disse...

Questão central que passou completamente despercebida debate AR. Tão pouco tema biocombustiveis foi tratado com minimo rigor. Sobre assumpção ( falaciosa ) de que crescimento potência instalada de renováveis decorre implicitamente aumento produção renovável, nem uma palavra. Cereja sobre o bolo: o leader da oposição a considerar "fait-divers" discussão sobre energia na AR - como se esta não fosse questão decisiva futuro colectivo! Lametável! Bem como este jornalismo que vamos tendo.

Cumprimentos.

Trigo Pereira

Blondewithaphd disse...

Amiguitos,
Estou a ver que ainda faço negócio mais depressa do que o que julgava;) Ofereço comissão (os 3% habituais, vale?).

Rita disse...

Ai Manuel Manuel...:)
A horta deve andar a consumir todas as suas energias positivas, porque aqui só se apontam os pontos maus do que se faz no nosso país:) Vamos lá fazer um esforçozito para nos focarmos no positivo senão daqui a pouco estamos todos convencidos que é melhor emigrar e não há cá nada que se salve. E para todos os efeitos, pelo menos a Quinta da Corte vale a pena salvar;)
Abraço e bons transplantes:)

antonio ganhão disse...

Realmente, precisamos do olhar atento do Manuel (embora de vez em quando caia na tentação de seguir a agenda...) e quanso o faz em posts curtinhos, o povo agradece.

Sócrates é um bom ilusionista que conhece o seu público.

Manuel Rocha disse...

António,

Como sabe a "agenda" é óptimo recurso para quando se está com preguiça mental para pensar em coisas mais interessantes...;)


Rita,

Agradeço sugestões de coisas "positivas"...aqui em cima os últimos dias têm sido de nevoeiro, por isso...;)


Blonde,

3% ?! Se eu fosse mediador considerava-me ofendido !

:))))

Carla Pimenta da Silva disse...

Blogge bastante interessante. Trata de temas que realmente interessam, sem deixar de lado a verdade que deve ser realmente transmitida e não aquela (a errada) que muitos nos tentam transmitir. Muitos parabéns pelo Blogge. É bastante interessante.

Cumprimentos.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

A semântica do poder deve ser desmistificada por outra semântica/pragmática do contra-poder!

Blondewithaphd disse...

Ó Manel,
Francamente! 3% de um milhão é muita massa junta!!! :)

alf disse...

as noticias são sempre uma grande mistificação, "mentiras convenientes"

Parafraseando o que disse no anterior post, é impressionante a fé das pessoas na ciencia e... na informação

Mais que os valores de reduções do consumo de energia, interessar-me-ia ver que tipo de medidas estão pensadas. Fazer reduções do consumo de energia por decreto não me parece simples...

Anónimo disse...

O Manuel desculpará que lhe diga mas este blogue está a precisar de um bom relações públicas. Acho inadmissível que se tenha esquecido de deixar neste post ( como no anterior também )referência para os posts que publicou sobre o tema.
Portanto, se me permite, aqui fica a minha sugestão para que quem ainda o não o fez que faça click na lista de "etiquetas" ao lado sobre tudo o que tenha "Energia" e "Sustentabilidade". E para o post anterior sobre a etiqueta "biocombustíveis".
O excesso de modéstia é um defeito, caro Manuel. ( risos )

Matilde